Cinema

Ah... a 7ª Arte. Mania de muitos, incluindo este que vos fala. 

No próximo domingo, dia 24, Hollywood terá sua cerimônia mais conhecida para o reconhecimento do talento de muitos. O Oscar!

Desejo de quase todos os atores, atrizes, roteiristas, diretores entre outros envolvidos na indústria cinematográfica. Desde os irmãos Lumière, no final do século XIX, quando criaram o cinematógrafo, o cinema evoluiu e muito. Hoje filme em 3D já é coisa de um passado remoto. As produções em Imax e HD e Ultra HD fazem parte cada vez mais do nosso dia a dia.

O Oscar é o grande lançador de novos modismos nesta indústria. Outros festivais podem até ser mais importante no que diz respeito a arte cinematográfica. Mas é o Oscar quem dita as novas normas e regras da indústria, moldando o mundo todo. 

Prá começo de conversa, podemos pensar em vários filmes oscarizados. Mas um, em especial, me chama a atenção pela temática histórica. O Pianista de Roman Polanski. Apesar de não ter vencido o prêmio máximo, de melhor filme, perdendo para o estranho musical Chicago, venceu nas categorias de melhor diretor, ator (Adrian Broddy) e roteiro adaptado. O filme é baseado no diário de Vladislau Szpilmann, o pianista que conseguiu sobreviver em meio a uma Polônia inóspita e ocupada pelos nazistas já no início da II Guerra Mundial. A atuação de todos é brilhante e o filme, em si, sedutor.

Vale a dica para quem quer se inteirar sobre o que é o Oscar e, ao mesmo tempo, estudar um pouquinho para o vestiba!